Roberto Martínez afirmou em entrevista à Marca que Portugal tem um grupo muito forte, cheio de talentos individuais, e sublinhou a "flexibilidade tática" como a grande força da equipa, avisando que a condição de melhor geração ainda tem de ser conquistada em campo.
Flexibilidade tática e avaliação da geração
Martínez afirmou que a principal qualidade da seleção portuguesa é a flexibilidade tática. Segundo o treinador, isso está ligado à formação do jogador português: são competitivos e apreciam informação táctica, o que permite adaptar diferentes modelos de jogo consoante as necessidades.
Questionado sobre se esta seria a "geração de ouro" de Portugal, Martínez respondeu que, na sua opinião, a melhor geração foi a de 1966. Esta equipa de balneário merece ser considerada a melhor até agora, mas isso não é garantido — tem de ser conquistado em campo, afirmou.
Opiniões sobre Vitinha e Nuno Mendes
Sobre Vitinha, Martínez citou as palavras de Luís Enrique que qualificou o seu jogo como "PlayStation" e concordou com a apreciação. Vitinha é capaz de executar aquilo que os treinadores imaginam em cada momento, disse o selecionador, elogiando a capacidade técnica do médio para antecipar os acontecimentos do jogo.
Quanto a Nuno Mendes, que representa o Paris Saint-Germain, Martínez voltou a destacar a versatilidade do jogador. Afirmou que Nuno tem qualidades para jogar tanto por fora como por dentro, pode desempenhar um papel mais semelhante a um "dez" do que a um lateral, sabe chegar à área e até pode atuar como um terceiro defesa-central. Não tenho visto um lateral-esquerdo tão bom em tantos papéis diferentes, acrescentou.
Reflexões sobre a conquista da Liga das Nações
Martínez falou também sobre a vitória na Liga das Nações, destacando a evolução do torneio até se tornar uma competição com grande número de jogos (dez) e disputada ao longo de dez meses. Para o treinador, o torneio exige grande esforço e consistência por parte das seleções.
Recordou que, na fase final, Portugal venceu a Alemanha em território germânico 25 anos depois e defrontou depois a Espanha, campeã europeia, na final, algo inédito. Martínez sublinhou que, apesar de o torneio não ter o prestígio do Campeonato da Europa ou do Mundial, o grau de dificuldade é muito elevado.
#LaPortada 🗞️ ENTREVISTA A ROBERTO MARTÍNEZ | \"Diogo Jota es esa luz que te hace recordar que tenemos que disfrutar\" pic.twitter.com/mksLsm65BP
— MARCA (@marca) December 22, 2025












-
Flamengo
NBA
Challenger Chennai
Data publikacji: 27.12.2025 5:23